PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO SEBASTIÃO

Fale com o Prefeito
/ Prêmio Unicef / Luta contra as Drogas

População: 41.774 habitantes na área urbana e 210 na área rural
DDD: 012 - CEP: 11600-000
Emancipação Político Administrativa : 16 de Março de 1636
Aniversário da Cidade : 20 de Janeiro, dia do Santo Padroeiro São Sebastião
Para Localização e Acessos clique aqui !

Paço Municipal

Endereço: Rua Sebastião Silvestre Neves, 214 C E P: 11600-000 - Centro - São Sebastião

 

Telefone: (012) 451-2145

Atendimento ao público: das 12 às 18 horas de segunda a sexta-feira

 


Prefeito: João Augusto Siqueira

Vice-Prefeito: José Mauro Torres Paes Leme

Governo P S B

 

 

SECRETARIAS MUNICIPAIS

Secretarias Localizadas no Paço Municipal

 

Gabinete do Prefeito
Diretor: Gabriel Rosa Alves - 451-2003

 

Gabinete do Vice-Prefeito - 451-2016

Secretarias Municipais localizadas fora do Paço:

 


Prêmio UNICEF para São Sebastião

 

O prêmio "Criança e Paz - Betinho/97" foi outorgado pela UNICEF - Organização das Nações Unidas para a Infância - para a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo pelo esforço em diminuir a evasão e a repetência escolar.

Entre os vários projetos educacionais implantados com este objetivo, destaca-se o das Classes de Aceleração - experiência que, num projeto semelhante, foi tentada em São José dos Campos, na administração passada.

São Sebastião, no Litoral Norte Paulista, foi o único município do Estado a enfrentar tal desafio, implantando o projeto em sua rede municipal de ensino.

Para a Prefeitura de São Sebastião é uma alegria este reconhecimento internacional, pois é a primeira vez que nosso País recebe esse tipo de premiação - testemunhando que a aplicação prioritária de recursos na infância e adolescência é mais importante que as grandes obras de duplicação de avenidas, construção de pontes ou obeliscos.

No início deste ano, apesar da atual administração ter pego uma prefeitura com um terço de seu orçamento comprometido com dívidas passadas, nenhuma criança ficou fora da escola. Pelo Governo Estadual, toda criança que não completasse sete anos até 30 de junho teria que ficar em casa mais um ano esperando para ingressar na primeira série.

Por isto, como solução, aqui em São Sebastião optamos pela municipalização imediata de 12 escolas estaduais de primeiro grau já no início deste ano, que se somaram às quatro já existentes, para que 2.908 crianças pudessem iniciar seus estudos imediatamente.

Por outro lado, a constatação de que tínhamos centenas de crianças e adolescentes repetindo dois, três ou quatro anos a mesma classe - provocando superlotação e a presença às vezes de alunos de 9 até 17 anos numa mesma sala - nos inspirou a abraçar o projeto das Classes de Aceleração, com a criação de 28 classes que beneficiaram 540 crianças.

Essas jovens criaturas não foram "empurradas" artificialmente para um grau de ensino mais avançado. Não. Pela ação de professores especialmente treinados, com metodologia específica, as crianças chegaram no final de 97 aptas para participarem das séries condizentes com sua faixa etária. Afinal, na maior parte das vezes, a má condição de vida que estas crianças e adolescentes têm em suas casas é a causa que dificulta seu aprendizado.

O término de três postos de saúde (Barequeçaba, Juquehy e Jaraguá) - onde os atendimentos chegam a atingir 70% no setor de pediatria; duas creches que atenderão cerca de 350 crianças e que haviam sido "inauguradas" no governo passado, sem nenhuma condição de uso, foi outro passo na conquista de melhores condições para nossas crianças.

Finalmente, no início desta semana, foi inaugurada em São Sebastião a segunda Casa da Criança, destinada a adolescentes retirados de suas famílias pela Justiça, na maioria das vezes devido a maus tratos - quando na maioria dos municípios brasileiros não existe ainda sequer um abrigo para essas crianças.

Ao lado disto tudo, o projeto "O Alvo é a Vida", coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade e integrado pelas secretarias sociais da Prefeitura (Educação, Saúde, Esporte, Promoção Social, Cultura e Meio Ambiente), através do trabalho conjunto e em parceria com o Conselho de Direito da Criança, com o Conselho Tutelar e ainda com diversos setores da sociedade civil (movimento Amor Exigente, diversas Igrejas, Polícias Civil e Militar), está tentando resgatar a dignidade do jovem drogado, ao mesmo tempo que desenvolve um trabalho preventivo.

Cremos que neste um ano de trabalho, realizamos o compromisso por nós assumido quando da assinatura da carta "Prefeito Criança" com a Fundação Abrinq. Pois, nós que cremos no Natal, no nascimento de uma Nova Vida, sabemos com segurança que o Novo numa Administração Pública está ligado ao resgate da auto-estima do indivíduo, da auto-estima da criança.

O Prêmio da Unicef - "Criança e Paz - Betinho/97"- comprova as palavras deste profeta de nossos tempos, que não cansava de repetir: "Se mudarmos os municípios, em 40 ou 50 anos estaremos mudando o Brasil".

Priscila Siqueira, jornalista e presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião



E V E N T O S

 

Igreja MatrizO agito em São Sebastião começa já na entrada do ano. As praias de norte a sul ficam lotadas no Reveillon de gente que quer receber os bons fluidos do mar no primeiro dia do ano novo. O Arrastão se destaca por concentrar a moçada que não perde o show de fogos anual patrocinado por um dos moradores locais. Na Costa Sul os bares das praias disputam a melhor festa e no último dia do ano, em Boiçucanga, gente mais pra lá do que pra cá se diverte na corrida de São Risal, uma paródia da São Silvestre.

Até o dia 6, alguns cantadores de folia ainda visitam as casas, principalmente na Costa Norte. Os folieiros caiçaras, infelizmente estão desaparecendo, sem encontrar quem os substitua.

No dia 12 começa a novena em homenagem ao santo padroeiro, na Matriz. No Aterro da rua da Praia são armadas barracas que vendem de panelas a roupas, prêmios são sorteados no bingo e há divertimento típico de cidade pequena para agradar gente de todas as idades. Em Barra do Una uma corrida de canoas faz parte das comemorações. O auge da homenagem ao santo acontece no dia 20, dia de São Sebastião. Na parte da manhã apresentam-se os representantes de uma das mais importantes manifestações folclóricas do Litoral Norte: a Congada de São BeneditoCongada de São Benedito do bairro São Francisco, que mistura cultura européia e negra na simulação de um confronto nos tempos de Carlos Magno. À tarde uma procissão emocionada percorre as ruas do Centro Histórico e sebastianenses saudosos voltam à cidade para carregar o andor, saudar o padroeiro e disputar uma das palmas vermelhas que enfeitam o santo.

O Carnaval de São Sebastião há muito foi eleito o melhor do Litoral Norte. A festa de rua acontece na Rua da Praia e Boiçucanga durante todos os dias e em Maresias, Juquehy, Camburi, Barra do Una e Boracéia em dias alternados. Em Boiçucanga há o tradicional Banho da Dorotéia.

Em 16 de março é comemorada a emancipação político-administrativa de São Sebastião. A festa atinge todo o município durante o mês, com eventos culturais e esportivos.

O Dia do Índio concentra as atividades principalmente na Aldeia de Boracéia, onde existem os índios guaranis.

Em junho, os santos Antônio, João e Pedro são comemorados com as tradicionais festas juninas. São Pedro Pescador, comemorado no dia 29, é homenageado com uma grande festa no núcleo de pescadores do bairro São Francisco, onde acontece uma bela procissão marítima.

Santana é também motivo de devoção em várias capelas ao longo da costa sebastianense. Em sua data comemorativa, 26 de julho, acontecem grandes festas na Fazenda Santana, no Pontal da Cruz, ao norte do município, e em praias como o Toque Toque Pequeno. Também em julho acontece o tradicional concurso de Poesias Nhô Bento, em homengem a um poeta local.

Convento Nossa Senhora do AmparoO principal evento de setembro é o Encontro de Corais Villa Lobos, onde coros convidados se unem ao Coral Municipal Sinésio Pinheiro em apresentações na Igreja Matriz ou na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco.

Em dezembro, a Mostrarte agita a rua da Praia com artesanato e apresentações musicais e o ano se encerra com o Concerto de Natal. Além destes eventos de calendário fixo, vários outros pontuam São Sebastião, como shows públicos durante a temporada e feriados e mostras e exposições de arte.


 


Utilidade Pública - Telefones Úteis

Pronto Socorro - 192

Sta. Casa - 452 1590 / 452 1977

Policia - 190

Delegacia de Polícia - 452 1401

Polícia Florestal - 462 0811

Polícia Rodoviária - 424 2000 / 424 2100

Sabesp - 195 / 452 1511

Bombeiros - 193

Energia Elétrica  - 196 / 452 2365

Estação Rodoviária - 452 1494

Meteorologia - (011) 132

Serviço Tele Estrada - (011) 154

Ministério da Marinha - 452 1550

BRADESCO - 452 1519

Banco do Brasil - 452 1577

BANESPA - 452 2887

Caixa Econômica Federal - 452 1529

Nossa Caixa Nosso Banco - 452 1074

Farmácia Cordeiro - 452 2510

Farmácia Líder - 452 1148

Farmácia Central - 452 1978

Farmácia Topolândia - 452 2219

Auto Viação Litorânea - 452 1072

Ponto de Taxi - 452 1075 / 452 1045 / 452 1494 / 452 2509